Mairiporã está no roteiro turístico da Rota Bandeirante Fernão Dias

 

Na última semana, foi lançado em Guarulhos, na Praça Getúlio Vargas,  com a presença do Secretário Estadual de Turismo Fabricio Cobra Arbex, ,Prefeito Guti, Deputado Federal Jorge Tadeu, Deputado Estadual Gileno , Secretários e Diretores Municipais de Turismo das cidades integrantes ao Circuito,  Empresários e convidados o Projeto da Rota do Bandeirante Fernão Dias, importante projeto para ajudar no desenvolvimento do turismo na região.

 

O caminho percorrido pelos desbravadores foi estudado e transformado na Rota Bandeirante –Fernão Dias, que integra o projeto Caminha São Paulo, são duas alças de partida, a Rota Cântaros, que sai aqui de Mairiporã sentido a cidade de Vargem e a Rota Itaberaba, de Guarulhos a Vargem, totalizando quase 500 km de trajeto, contemplando diversos atrativos turísticos e belas paisagens.

 

A Rota Bandeirante – Fernão Dias, que inclui a nossa cidade turística de  Mairiporã, faz parte do Circuito Entre Serras e Águas, juntamente com outros 11 municípios por onde passaram as expedições conhecidas como Bandeiras – em busca de pedras e metais preciosos – e que influenciaram de alguma forma essas localidades. São elas: Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Vargem, Piracaia, Tuiuti e Pinhalzinho.

 

Em Mairiporã, o trajeto compreende a Serra da Cantareira, saindo do Complexo Turístico O Velhão. Nesse primeiro trecho vem ate a Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro e em seguida percorre a até o Pico do Olho Dágua,  passando pelo Mato Dentro , depois vai até o centro de Terra Preta e seguindo até o bairro da Pedra Vermelha, já na divisa com  Atibaia. O percurso da rota pode ser feito a pé ou de bicicleta. Para participar, basta se inscrever no portal www.caminhasaopaulo.com.br. Após o cadastro, o turista poderá optar entre receber o cartão com código de barras ou baixar no celular o aplicativo QR Code Rota dos Bandeirantes – Fernão Dias para validar nos pórticos.

 

 A passagem do peregrino pelos pontos da rota,  onde estarão instalados pórticos eletrônicos de metal em formato do bandeirante Fernão Dias. Esses registros poderão ser acessados na página pessoal do usuário no site. O endereço eletrônico terá um espaço para publicação de fotos e de relatos sobre as experiências dos participantes.

No município, os pórticos estarão instalados nos trechos da rota oficial, localizados no Complexo Turístico O Velhão (Serra da Cantareira ), Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro (Centro)  e na Igreja Bom Jesus da Pedra Fria (Distrito de Terra Preta).

 

Logo depois de  se tornar Município de Interesse Turístico (MIT), programa de fomento ao turismo do governo do estado, a cidade de Mairiporã passou a integrar nesta quinta-feira (5) a Rota turística Bandeirante–Fernão Dias. Também integram este roteiro outros 12 municípios da região Bragantina e da  Serra da Cantareira.

Mais notícias

Com obra iniciada, Sistema Cantareira passa a ter maior segurança hídrica

Os dispostivos que iniciaram as operações da obra da Sabesp que amplia a disponibilidade de água para 39 milhões de pessoas nos Estados de São Paulo e do Rio de […]

Correio Juquery. Ler notícia completa.

Após onda de febre amarela, turismo e hotelaria organizam recuperação

A reativação da engrenagem do turismo é aguardada com ansiedade pela população da cidade, que tem na atividade a base da economia. Cerca de 40% da mão de obra [...]

Hotelier News. Ler notícia completa.

Mairiporã vista do alto!

Assista ao vídeo produzido pela PP Fotografia, mostrando nossa cidade do alto, com um drone. São belas imagens que vão te deixar com mais vontade de conhecer Mairiporã!

Assista ao vídeo no YouTube.

Caminha São Paulo

 

A Rota Bandeirante Fernão Dias faz parte do Caminha São Paulo: um projeto turístico implantado em 2011 pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo. Ele tem por objetivo principal determinar o fluxo turístico permanente e a promoção dos atrativos naturais e monumentais dos municípios paulistas a partir do desenvolvimento de roteiros contemplativos, que podem ser cumpridos a pé ou de bicicleta, inspirados em rotas contemplativas ou percorridas por personagens históricos que ajudaram a compor o rico passado paulista.

 

Acesse: www.rotabandeirante.com.br

 

Fernando Brandão

Coordenador do Circuito Turístico Entre Serras e Águas

Guia Mairiporã Turismo

(11) 99672-2423

www.guiamairiporaturismo.com.br

CONTATO

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Contato recebido.

Retornaremos em breve.

® 2018 - Associação de Desenvolvimento Turístico de Mairiporã - Gestão Cristiane Silva - Desenvolvido por Rodrigo Moraes